Porque ter bloggers como publico-alvo é mais dificil?

Estamos em uma época onde a cada dia mais e mais blogs são criados, expandindo cada vez mais a blogosfera, que já é grande. Com a facilidade para este tipo de atividade, que explodiu com o surgimento da web 2.0, qualquer pessoa que quiser começar a compartilhar informações úteis com outras pessoas pode, através de um computador pessoa e internet. E basta iniciar suas atividades, já colocam anúncios do Adsense e já começam a ganhar seus primeiros dólares. Com isto, surge um mercado cada vez mais crescente, que é a profissionalização de blogs, para que os mesmos possam competir e ganhar seu espaço dentre a blogosfera. 

 Algum tempo atrás, estar nas primeiras posições de mecanismos de busca como o Google, era bem mais fácil do que nos tempos atuais. Conseguir espaço nas redes sociais então, nem se fala. Neste cenário, com o crescimento da blogosfera, surgiram então os meta blogs, ou blogs que trabalham conteúdos para outros bloggers e donos de sites. Este tipo de blog veio para atender a necessidade de conhecimento técnico para que outros bloggers consigam se profissionalizar e se destacar na internet. 

Porém, ao contrário do que muitos pensam, este talvez seja o nicho de mercado que seja o mais complicado de se trabalhar, devido a concorrência ser de alto nível. Hoje vou pontuar alguns itens que, com minha experiência, pude notar que é a principal dificuldade de bloggers com publico-alvo outros bloggers ou donos de sites. 


1) Concorrência de alto nível Como são blogs que dominam as técnicas para se posicionar bem em buscadores, para aparecer me redes sociais, para gerar interatividade em seus blogs, a concorrência é muito alta para se situar neste nicho. Como este tipo de blog ensinam diariamente técnicas para otimização para mecanismos de busca, com certeza eles aplicam em suas páginas e acabam por aparecer nos buscadores. Se analisarmos este fator, aparecer no meio de tantos meta blogs de qualidade e começar a ganhar espaço requer um conhecimento avançado e um esforço muito grande, o que leva algum tempo.

2) Você tem que saber mais que seus leitores Tudo o que você se propõe a fazer ou ensinar na blogosfera, você deve dominar bastante. Se você esta ensinando quem o lê, não fica bom deixar transparecer que não domina 100% o assunto na qual fala constantemente, desta forma, seus leitores acabam por perder a confiabilidade. Portanto, antes de falar qualquer coisa em seus blogs, é preciso dominar e testar o que esta dizendo, para não perder a confiança de seus leitores. 

3) Você deve ser o primeiro Como a internet, a blogosfera é muito dinâmica e a cada dia surgem novidades e novas ferramentas / tecnologias. Se você ensina outros bloggers, você tem que ser o primeiro a notificá-los e ensinar seus leitores quando surge alguma ferramenta ou tecnologia, pois se eles lerem primeiramente em outro blog, não terá necessidade de o visitar, além de perderem também a confiança por encontrar notícias sempre defasadas. Então, para ser um meta blogger de sucesso, você deve sempre estar antenado a tudo que acontece na internet. 

4) Erros de template Um outro aspecto importante, é que seu template deve estar sempre 100% em funcionamento. Não fica bom para sua imagem ter erros / bugs em seu template ou apresentar qualquer outro tipo de deficiênica. Se é um blog de outra área, é tolerável pois o autor pode não entender muito da parte técnica e possuir um conteúdo de primeira. Mais você não, pois você é quem ensina os outros bloggers. Seus leitores se espelham em você, então não deixe transparecer este tipo de problema. 

Estas são alguns dos pontos que vejo dificuldade em ser um meta blogger. E você, o que pensa a respeito?

Obs.: Agradecemos novamente pelo guest post criado por Adriano do Afiliados na Web.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem